quinta-feira, 14 de abril de 2011

Desabafo / Pesagem / Agradecimentos

Depois de uma longa sessão com a minha querida psicóloga Mara no dia de antes de óntem , e mais outra longa sessão com a minha outra querida nutricionista Aleda óntem, (são dois anjos maravilhosos que Deus colocou em meu caminho!Obrigada Jeová!), concluí que preciso rever alguns conceitos...

Tive algumas crises meio que seguidas...Uma forte crise de mania {euforia}(chegando a gastar todo o limite do meu cartão comprando bobeiras...) e depois 'caiu a ficha' e veio a depressão... fiquei de cama de novo... consciência pesada por ter gastado sem precisar... confusão mental...perturbação de sentimentos... depois dessa 'montanha russa' de pensamentos, emoções e sentimentos, concluí, que devo parar de lutar....e que preciso voltar ao psiquiatra e rever a medicação, pois uma vez bipolar...pra sempre bipolar! 

Ouvi de todos os profissionais por onde passei, que a minha doença não tem cura (e não adianta eu fazer de conta que não a tenho...os sintomas são mto mais que óbvios!). Pode ser que um dia a cura venha, mas hoje ainda nao existe. O que pode (e segundo a minha psicóloga  'tem' que acontecer fatalmente), é eu ficar 'estabilizada', ou seja, sem crises, ou com um número menor de crises (tipo...se eu estou tendo uma crise a cada 10 dias, com a medicação isso vai demorar 1 mês...ou mais...) Mas pra isso, eu preciso parar de lutar contra a doença, e aprender a conviver com ela. Segurar nas mãos de Deus, e pedir forças e coragem pra 'continuar'... 

Assim como um aidético, ou um diabético (ou tantos outros tipos de doentes) ficam estabilizados em suas respectivas doenças (eles não se curam, mas tomam certa medicação pra poder viver  ou 'conviver'), assim acontece tbm com a bipolaridade.

Já tenho uma vasta experiência com medicações (estabilizantes de humor, anticonvulsivantes, benzodiazepínicos, antidepressivos, etc,etc,etc...)E todos eles me causaram efeitos colaterais fortíssimos; tanto que o meu fígado ficou doente, peguei hepatite medicamentosa, fiquei toda inchada, taxas sanguíneas totalmente alteradas, e pra completar, ainda tinha as crises. Ou seja, tomar a medicação, não foi garantia de não ter crises...por isso a minha relutância hoje, em voltar a tomar medicação além das que eu ja tomo.

E não me venham dizendo que 'eu preciso ser forte'... ou ' levanta essa cabeça e esquece da doença, daí vc se cura'...se fosse FÁCIL, assim, eu não permitiria a mim mesma, sofrer da forma como sofro qdo estou em crises. Ademais, a bipolaridade pode ser conprovada num simples exame de sangue onde faz-se a dosagem de lítio no cérebro.

Desculpem o desabafo, mas é que sempre que venho aqui NO MEU ESPAÇO, desabafar e falar do meu sofrimento para as minhas amigas, (pra diminuir um pouco o meu 'fardo'), sempre aparece alguma desinformada que me diz, que depressão é 'frescura...",  "falta do que fazer...", "coisa da minha cabeça...", "que eu tenho que pensar positivo"...faz favor!!!!!!!!! ME POUPEM!!! Ninguém sofre de alguma doença porque quer...isso sim é insanidade! Pronto: falei! 



Agora vem a notícia boa: Emagreci 0,8kg!!!\o/ \o/ \o/  Com isso, o meu peso baixou de 85,6kg para 84,8kg. Depois da 'montanha russa' de sentimentos, das deslizadas...acho que estou no lucro.; acho não, tenho certeza! Na verdade a consulta de óntem, foi mais uma sessão de 'análise', do que uma consulta com uma nutricionista propriamente dita. A Aleda, tão querida, me ouviu...me consolou...me fez pensar diferente...enfim, saí de lá com a impressão de que a minha vida pode e deve ser mais 'colorida', msm tendo que conviver com a bipolaridade...
Aleda,
Vc é uma fofa! Não sei o que seria do meu resto de semana ( e pq não da minha vida!!?) senão fosse vc, com seu jeitinho tão lindo, tão carinhoso, tão meigo, e ao msm tempo tão persuasivo, tão firme de me mostrar que a vida pode ser melhor e mais feliz! Obrigada!Queria que existisse algo que eu pudesse fazer por vc, para retribuí-la! Obrigada msm!

Então é isso, gente...
Bola pra frente...UM DIA DE CADA VEZ!!!
(...Nada como um dia após o outro)

Bjs

[Mya]

12 comentários:

Lu disse...

Querida Mya,
Sei bem o que é não ser compreendida, por simples ignorância(falta de informação e de sensibilidade, na minha opinião) das pessoas. Eu sofro de depressão e pessoas da minha família, já me disseram que é uma bobagem, e que ela não tinha tempo pra sentir nada disso. Uma dessas pessoas mandou eu ir ao cinema, que passava, pode???????? Rsrsrs. O pior é que uma dessas pessoas, hoje em dia também sofre de depressão e agora sim, consegue entender o que sinto.
Bola pra frente querida e volte sim a fazer o tratamento, troque de medico se necessário e quem sabe não exista atualmente um remedio que não tenha tantos efeitos colaterais, não é?
Um grande beijo no seu coração.

Anabela disse...

Mya, eu terei TANTO pra escrever sobre o teu post!! - mas volto cá mais logo á noite!
Mil beijos no coração

Marcela disse...

Mya que bom que vc tem anjos assim. Ja escutei gente falando bobagens sobre essa doenca, mas ela eh doenca sim, nao da pra esquecer. Hoje mesmo escutei na radio que a mulher do Michael Douglas a Zeta jones foi pro rehab pq esta em uma crise, ela tb tem a doenca. Tenho uma grande amiga que sofre dessa doenca, a mae dela tb, a medica dela disse que era hereditario. Muito feliz que vc esta bem amparada com ajuda de medicos e pessoas do bem. Um forte abraco. bjos

Thaís disse...

Falou tudo, depressão é uma doença. Boa sorte com seu ttratamento e parabéns pelo emagrecimento! È uma delícia né?

Bjos

disse...

Oi Mya, eu não costumo opinar no que não conheço então, na questão da bipolaridade só posso ouvir o que vc tem a dizer e desejar que vc consiga encontrar um caminho mais tranquilo para a convivência. Agora, que é doença, isso é. Assim como a distimia (estado de depressão leve e prolongado)com a qual tb já fui diagnosticada no passado e oje consigo administrar sem medicação. Mas são coisas de graus diferentes.

Quanto aos -0,8, parabéns! Eu ando precisando ver um numerinho assim na minha semana.
Bjs e ótimo finde.

(V)enina Veneno disse...

Oi!! Tudo bem?? Sou nova no "mundo dos blogs"..rs..passei para te conhecer e ser aliada nessa nossa luta!!!
Bjos!

Lugreen disse...

Oii flor!!!

Que bom ver vc tomando as redeas novamente!
Encarar a situação de frente é ser corajosa!
Os remédios estão aí para nos ajudar, em todas as situações!
Parabéns pelo peso eliminado!
Que Deus te abnçoe e guarde!
bjux e shalom

Anabela disse...

Mya meu anjo, está tudo bem comigo, não te preocupes!
É mm pura falta de tempo que me leva a estar ausente do blogue...apenas isso!
Olha , isso das pessoas falarem daquilo que não sabem é o costume...vai ser assim toda a vida.
A bipolaridade é sim uma doença crónica e tem fases agugas, crises, tudo isso...eu já tive surtos de compras etc, e sei mt bem o que isso é, como bem sabes, mas com o tempo, aprendi a ignorar os comentários maldosos das pessoas que mais uma vez desconhecendo do q se trata, resolvem opinar e a ignorãncia delas acaba sendo maldosa sim !!
pior é qdo esses comentários vêm da familia do nosso marido, como é o meu caso, mas ela q se f******* 8desculpa.
Bola pra frente meu amor.
parabéns pela eliminação e vamos em frente
te amoooo mt e deixo um mega abração de usona pra tu
Mil bjssss

sugleyce disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Zizi disse...

Amiga querida!

Vc sabe que eu te acho uma guerreira!

E tens a força de quem busca a superação de cada dia com esperança de dias melhores.

Infelizmente há pessoas ignorantes o bastante para dizer tais coisas, mas ignore tanto quanto possível, é falta de conhecimento. É como dizer que obesidade é mereamente opção, falta de boa vontade, ignorando a seriedade da doença, e a dificuldade de transpor o desafio de manter uma alimentação saudável, mudando toda a forma de lidar com os sentimentos.

Eu sempre te digo que Deus pode te ajudar porque acredito que Ele pode todas as coisas. Nem por um instante eu duvido que ele tem cura para todo o mal. Mas eu não ignoro que há coisas que estão fora de nosso alcance de compreensão, como a doença. O que importa é que tens o amparo do Pai amiga, e eu sei que és uma mulher de fé.

Desejoa a vc uma excelente semana, vivida dia por dia, da melhor maneira.

Te gosto muito!

Parabéns pelo peso eliminado! Maravilha!

bjocas da Zizi

Roberta Fischer disse...

Mya, querida... que saudade de estava de vc. voltamos ontem, chegamos em casa já era anoitinha. Hoje qdo liguei o notem já vim correndo ver notícias suas.

Fiquei contente em saber que vc tem estes dois anjos na sua vida... (sua psicóloga e a Aleda). A Aleda realmente é um amor, ela usa as palavras certas na hora certa e nos deixa lá pra cima, com ânimo renovado né?

Quanto a ignorância das pessoas, vc mandou bem. Eu percebo que existem 2 tipos de pessoas: Aquelas que dizem que bipolaridade/depressão é frescura, falta de serviço, mente vazia que fica pensando em "besteira" (e nem sabe que um exame pode diagnosticar) e tem tbem aquelas pessoas que se auto diagnosticam como bipolar e que na verdade são apenas pessoas "de lua" que hora estão alegres e hora mal humoradas mas que nada tem a ver com bipolaridade mas elas se dizem bipolar pq está "na moda" (afff, já vi gente assim na blogosfera mesmo)

E este papo de "levanta a cabeça, seja forte" affffff, que raiva que tenho qdo escrevo no meu blog que estou pra baixo, triste (pq pessoas não bipolaris tbem tem seus momentos de tristeza, não é?) e não estou conseguindo seguir a RA e vem gente dizendo "Força, vc consegue".

Mya, eu torço demaaaais que vc encontre um médico ou medicamento que seja bom para vc e te deixe o maior tempo possível sem crises.

Beijos e boa semana

Ultrapassando-limites disse...

Depressao é uma das piores doencas q existe...e ela existe! bjus e forçaaa!