segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Chuva, Caos, e mta TRISTEZA!


Apesar de hoje ser uma 2ª feira, dia em q geralmente estamos bem animadas pra continuar firme no nosso propósito de emagrecer; e apesar de eu ter ficado bastante animada durante toda a semana q passou, desejando a vc's que tivessem um fim de semana bem light, que todas nós fizessemos de tudo para nos mantermos firmes....COMIGO ACONTECEU TOTALMENTE O CONTRÁRIO!!! A sensação q tenho agora, é de que NÃO SOMOS NADA NESSE MUNDO, DIANTE DO PODER DE DEUS!! E o que eu precisaria agora é de q alguém chegasse pra mim, e dissesse para q eu fique tranquila, pq já já essas imagens trágicas vão sair da minha mente... Isso mesmo, vivi momentos simplesmente trágicos nesse fim de semana.. e pra isso sair da minha cabeça, acho q só mesmo o tempo...e olhe lá. Vou explicá-las o q aconteceu:
Prá quem ainda não sabe, eu moro em Joinville-SC, e já se faziam 15 fins de semana, que estava chovendo por aki (isso mesmo: +ou-105 dias!!!) Mas até então nada grave. Chovia de manhã, e a tarde não chovia... E no outro dia, o contrário....Mas de 4ª feira (dia 19/11) pra cá, a chuva não parou mais! Como a chuva não parava, o meu marido disse:"Vamos dar 1 volta de carro pelo bairro, pra ver como as coisas estão.." Fomos, e não conseguimos mais voltar de carro. O pior de tudo ( no caso dos moradores aki do meu bairro), é q moramos próximo ao Rio Piraí (http://wikipedia.org/wiki/Rio_Pira%C3%AD_(Santa_Catarina)) e devido ao acumulo da água da chuva, a barragem q segura as águas do Rio Piraí foi aberta, e daí aconteceu o pior... Uma das mariores tragédias q já presenciei na minha vida!! Em questão de 2 horas,a água subiu tanto q inundou diversas partes do meu bairro. Pessoas começaram a colocar móveis e outros objetos de casa "pra cima", na tentativa de salvar os seus pertences. Devido a rapidez q a água começou a subir, colocamos o carro estacionado num ponto alto e exatamente na hora em q paramos, passou 1 amiga nossa, chorando e com a roupa toda molhada pela chuva. Qdo vimos q era ela, eu desci do carro e fui ao encontro dela, pra ver se ela estava precisando de algo. Foi aí q ela nos disse q a sua casa estava totalmente alagada. Então descemos do carro, levamos meu filhote para a casa de 1 outra amiga q mora em 1 ponto alto do bairro e fomos tentar ajudar essa amiga a salvar os seus pertences... Qdo chegamos a água estava abaixo do joelho... Tentamos salvar algumas coisas, mas em pouco tempo, a água subiu mto, a ponto de encostar no nosso peito. A essa altura começaram a aparecer barcos, canoas, corpo de bombeiros levando crianças e idosos para abrigos... Uma cena q dificilmente irá sair da minha memória! Conseguimos retirar alguns pertences da minha amiga, e levar ( com a água quase na cintura já) pro nosso carro. Só conseguimos salvar pouquíssimos objetos materiais dessa minha amiga, mas como eu disse à ela, o principal nós conseguimos salvar, que era a VIDA dela... Com a VIDA SALVA, agora ela poderia lutar pra conseguir recuperar tudo aquilo q ela havia perdido... Voltamos pra minha casa à pé, e debaixo de mta chuva, pq onde havíamos estacionado o carro, não tinha como retirá-lo, enquanto as águas não baixassem; caso contrário, se tentássemos retirá-lo, ele poderia ser levado pela correnteza. E o 'saldo' negativo, dessa catástrofe toda, (somente aki no meu bairro) é que até agora sabemos de 1 criança de 3 aninhos e 1 senhor idoso, morreram vítimas de soterramento, e 1 criança de 10 anos está desaparecida desde sábado a tarde... Enfim: 1 fim de semana DE CHUVA, CAOS E MUITA TRISTEZA; que definitivamente eu gostaria de apagar da minha memória!!!
Vc's devem estar se perguntando:"Mas será q a Mya perdeu muita coisa?" Graças a DEUS, minhas amigas, considero-me nesse momento, uma pessoa totalmente privilegiada e abençoada por Deus! Moro em um ponto do bairro, onde os lotes e terrenos são altos, e exatamente por isso e pela benção de DEUS, a água não chegou até aki. Mas, foi por pouco....!

Seguem abaixo, 2 links dos noticiários que abordaram esse assunto:
http://g1.globo.com/Noticias/0,,GF65045-5598,00-VEJA+FOTOS+DA+CHUVA+EM+SANTA+CATARINA.html
http://g1.globo.com/bomdiabrasil/0,,MUL873124-16020,00-CHUVAS+DEIXAM+S


Segue abaixo, 1 vídeo feito por 1 morador aki do meu bairro( no momento do vídeo ainda não tinham aberto a barragem do Rio Piraí):

9 comentários:

Daniele Ribeiro disse...

Amiga sei bem oque vc esta passando, eu não to ai acompanhando tudo de perto, mas to vivendo aki longe em aflição, meu pai mora numa das cidades mais afetadas, mora em Blumenau e eu to aki com o coração na mão, mas vamos rezar e pedir a Deus que nada pior aconteça, fica bem viu!!!
beijos

Drikka disse...

Amiga nesse momento só podemos nos apegar a Deus!!! Vamos pedir para que isso tudo acabe logo! Realmente as momentos vivenciados por vc só o tempo para amenizar as amargas lembranças,mas pode crer que passará viu!! Fique com Deus!! Drikka!!!

Jam disse...

mya querida, vim aqui te visitar e li as noticias...

e amiga...estava agorinha comentando com a daniele ribeiro (do primeiro coment) que pensei muito nas pessoas que moram ai no sul do nosso brasil...

estou feliz que vc e sua familia estejam a salvo e mais ainda que vc conseguiu apoiar sua amiga. isso foi maravilhoso querida.

forca e fe pra vcs sempre. bjos

Gabi disse...

Nossa!!!
Eu ví as notícias ontem pela TV e fiquei impressionada! Que barra!!!
Apesar de tudo, fico feliz que vc e sua família estejam bem. Estou aqui com pensamento aí. Muita força!
Bjs

*Rogéria* disse...

Pois é Mya... nosso querido Estado esta em uma situação bem critica, felizmente hj aqui onde moro o sol ja deu uma espiadinha... ele ainda ta um pouco envergonhado, mais se Deus quiser ele vai dar as caras de vez... Pois estamos precisando.Fico feliz em saber que vc esta bem, o que podemos dizer que é muita sorte em virtude do numero de atingidos neh? Um grande bj querida e até mais, e esperamos que com muitoooo sol...

Erica disse...

Mya fico feliz que vc e sua familia estejam a salvo desse problema que afeta todos os anos muitas pessoas, infelizmente isso ocorre pelo mal planejamento da construção das cidades.
Espero que encontrem a criança desaparecida.

Bjs tenha uma ótima semana light cheia de alegria, conquista e luz!

disse...

Mya...
olha soh eu não tenho palavbras pra te dizer agora aúnica coisa que ue posso te dizer é que vc é uam pessoa boa, voltou pra salvar sua amiga e saus coisas isso é muito bonito e se Deus permitir vc será ebnçoada sim, viu...bjs amore e se cuide.. deixe as imagens ir embora não as busque..

bjs

Taty Carioka® disse...

Menina,
Tá complicado Santa Catarina aguentar esses dias todos de chuva.
Estou acompanhando tudo na tv.
Aki no Rj também é complicado quando chove.

Espero que os helicópteros consigam resgatar os moradores que ficaram ilhados.

Fique com Deus,beijaum

Anônimo disse...

Que coisa mais triste mesmo...

Mas sabe, vc tocou no essencial: temos de aprender que da vida só levamos nosso corpo e nossas lembranças.

É muito triste para todos que estão passando por isso porque vão ter que encontrar forças para recomeçar!

Deus ajude a todos!

Beijos a você!