quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Alguém aí conhece a "Dona Ansiedade"???


Se tem uma coisa que deixa a gente a ponto de sair do salto e devorar tudo o que vê pela frente, como se fosse o último dia de nossas vidas, é uma fulaninha chamada:
A N S I E D A D E
! Quem nunca passou por alguma tensão que o deixou estressado e acabou vendo-se totalmente ansioso??? Olha, pode até existir pessoas que nunca ficaram ansiosas; mas até a mais calma criatura mortal, já passou por alguma situação q a deixou tensa. Mas a diferença entre as diversas categorias de pessoas, é COMO ELAS LIDAM COM A ANSIEDADE... Algumas pessoas, qdo ansiosas, saem pra caminhar ou pra malhar pesado, tipo "puxar ferro"...outras não conseguem comer NADA e daí perdem peso rapidamente...ainda outras, partem pra meditação, outras pra oração, e outras ainda, partem pra comilança compulsiva! (entre 1001 outras coisas, que outros tipos de pessoas fazem...) Infelizmente, posso incluir-me no grupo de pessoas que ao menor sinal de stress, parte pra comilança (como se comer, fosse resolver o problema...)... Mas felizmente, desde que comecei a minha RA, estou reaprendendo a lidar com situações estressantes. Estou reaprendendo, que a comida não vai sanar a ansiedade; mto pelo contrário: Só vai piorar! Pq vai virar um ciclo vicioso. Eu explico: ANSIEDADE= COMER= CULPA= DEPRESSÃO= ANSIEDADE=COMER... e assim vamos pro buraco negro!!! Perceberam, como uma coisa leva a outra??? Por isso, que é mto importante treinarmos a nossa mente e o nosso emocional, pra qdo estivermos passando por uma situação estressante que vai nos deixar ansiosas, sabermos exatamente o que fazer! E foi pesquisando sobre esse assunto, a ANSIEDADE, que encontrei um assunto muito interessante que foi e está sendo mto útil, pra mim. E por isso, resolvi postar aqui pra vc's tbm. Pode ser que seja pra vc's tão util, como é prá mim!!! Segue abaixo o artigo:
Para lidar com ansiedade lembre-se de A.C.A.L.M.E.-S.E.

A chave para lidar com o seu estado de ansiedade é aceitá-la totalmente. Permanecer no presente e aceitar a sua ansiedade fazem-na desaparecer. Para lidar com o sucesso com a sua ansiedade você pode usar a estratégia A.C.A.L.M.E.-S.E., de oito passos. Usando-a, você está apto(a) a aceitara sua ansiedade até que ela desapareça.

Aceite a sua ansiedade. Um dicionário defini aceitar como "dar consentimento em receber". Concorde em receber a sua ansiedade em seu corpo. Mesmo que pareça absurdo a você no momento, não lute contra ela. Não a rejeite como algo insuportável ou perigoso. Substitua seu medo, raiva e rejeição por aceitação. Resistindo a isso você estará prolongando o seu sofrimento. Ao invés disso, flua com ela, desinteressando-se do que vá acontecer.

Contemple a sua ansiedade. Olhe para ela sem julgamento: nem boa, nem má. Apenas observe-a e avalie-a numa escala de 0 a 10. Veja como ela aumenta e diminui. Não se envolva com ela, seja apenas um observador desprendido. Lembre-se você não é a sua ansiedade. Quanto mais você poder se distanciar dela, para apenas observá-la melhor. Em resumo: esteja com ansiedade mas não seja ela.

Aja com sua ansiedade. Continue agindo como se você não estivesse ansioso(a). Diminua o ritmo, a velocidade com que você esteja fazendo suas coisas. Faça tudo bem devagar e mantenha-se ativo(a). Não se desespere, interrompendo tudo para fugir. Se você fugir, a sua ansiedade vai diminuir quando você chegar onde quer, mas o seu medo de fazer as coisas vai aumentar! Se você fizer isso, da próxima vez será pior! Se você continuar fazendo o que está fazendo, a sua ansiedade vai diminuir, dentro de pouco tempo. Continue agindo, bem devagar!

L
ibere o ar de seus pulmões
. Respire bem devagar, calmamente, inspirando pouco ar pelo nariz e expirando longa e suavemente pela boca. Não sopre, apenas exale o ar lentamente. Descubra o ritmo ideal de sua respiração nesse estilo. Conte até 3 ao inspirar e até 6 ao expirar.

Mantenha os passos anteriores. Repita cada um, passo a passo. Continue a (1) aceitar a sua ansiedade; (2) contemplar a sua ansiedade; (3) fazer o que você fazia; e (4) respirar com calma e suavemente até ela diminuir e atingir um nível confortável. E isso vai acontecer se você continuar repetindo esses quatro passos; aceitar, contemplar, agir e respirar.

Examine seus pensamentos. Você deve estar pensando em coisas catastróficas, antecipando-as como se verdadeiramente elas fossem acontecer agora. Mas você sabe que elas não acontecem. Examine o que você está dizendo e reflita se o que você pensa e mesmo verdade: você tem provas do que você pensa? Há outras possibilidades de interpretar o que lhe está acontecendo? Lembre-se: você está apenas ansioso: isto é desagradável mas não é perigoso. Você pensa que está em perigo, mas o que você pensa pode não ser verdade, não é?

Sorria, você conseguiu! Você merece todo o crédito e todo o seu reconhecimento por ter esperado e testado suas antecipações. Você conseguiu com seus próprios recursos e seguindo estes passos. Você agora saberá como lidar melhor com esta situação quando ela acontecer de novo.

Espere o melhor. Livre-se do pensamento mágico de que você terá se livrado definitivamente da sua ansiedade. Ela é necessária para você viver a vida. Você sempre terá situações que provoquem ansiedade. O que importa é que você aprendeu a manejá-la. Você se tornou uma pessoa diferente agora: mais consciente, mais realista, mais conhecedora de suas capacidades, mais segura, mais confiante. Não se abata se, em outras ocasiões, você tiver dificuldades em manejá-las, pois toda aprendizagem é difícil.

Bjo bem gde

Mya

11 comentários:

Viviane.S disse...

Oie, adorei conhecer o seu cantinho.

Este post parece que foi escrito para mim, sou muuuuuuuuuuuito ansiosa, agitada e sei que para alcançar meus objetivos de uma melhor qualidade de vida, tenho que me reeducar primeiramente emocionalmente, meus hábitos errados de descontar na comida meu descontentamento com a vida, de me punir quando as coisas não saem como eu desejo.

Mas eu estou reconhecendo isto e com isso posso dá os primeiros passos para para alcançar o meu objetivo.

Bjs, força, sucesso.

Vania San disse...

Plano B: depois que a crise passar, volte para o caminho certo!

Porque eu, por exemplo, nem sempre consigo driblar a ansiedade.

O importante é não desistir: errou? Retoma logo a seguir e capricha da próxima vez!

Beijos

disse...

oiee...

olha a pri do pri em forma que me ensinou tá lah no site da boa forma...nos videos.. vc coloca lah massagem dai aparece...
Amor.. faça assim, passe óleo de amendoa durante o banho, se seque e depois faça a auto massagem com o dove firming...

bjs amore espero ter ajudado.

disse...

MAs amor, ansiedade...é fodaaaaaaa
olha depois que a comilança acabar.. volta com td, relaxa..eu sou ansiosa por natureza.. soh falato morrer de tanto tenho ate taquicardia... ams tente ficar calma. bjs

Flavia Almeida disse...

oi Mya adorei o post d hj e claro super me identifiquei pq sou mega asiosa affe mas estou buscando algumas válvulas de escaper (exercícios,leitura,o querer muito muito)para tentar vencer e acho q estou conseguindo..confesso q não é nada fácil bjinhos

Fanta Diet disse...

Oie...passando pra te dar um beijinho e desejar otima quinta, bem diet!
Bjs! Fantinha.

Ana disse...

Olá, brigada pelo elogio e pela visita em meu blog, vou ficar mais rapidinha para acompanhar voces aqui.
Bjs
UA

ge 40 graus disse...

Mya, muito obrigada pelas palavras carinhosas, já estou melhorando, o carrinho da montanha russa começou a subir a pirambeira, ainda estou lá embaixo mas daqui a pouco estarei em cima de uma bicicleta de spinning incenerando as calorias sem piedade!!! Bjs, Ge.

Silmara Sanro disse...

Olá, querida Mya!

Muito obrigada pelo seu carinho!!!

Estou mesmo me treinando para resistir as tentações, e não ficar tão bitolada com R.A de tal forma que venha a ser natural.

Já sinto que muitos novos hábitos estão se tornando naturais, já não é tão penoso resistir a algumas coisas.

Acho engraçado quando converso com algumas pessoas quando me perguntam o que ando fazendo para emagrecer, a maioria vê esse processo como algo penoso, sentem dó de mim, embora elogiem, mas já não penso assim. É claro que me privo de algumas extravagâncias, que não posso comer tudo que tenho vontade, mas estou bem assim, a qualidade na alimentação está fazendo muita diferença na minha vida.

Quanto a carta, já está decidido, em breve vou tentar, já tenho algumas indicações de auto-escola. Tenho realmente muita vontade de dirigir, e muita necessidade.

Achei muito interessante esse seu post sobre ansiedade, tenho tendência em sofrer por antecedência, em me preocupar com o dia seguinte, mas sabemos bem que "cada dia tem suas próprias ansiedades"

Quando fico assim geralmente sinto uma vontade infindável de comer qualquer coisa que vejo pela frente, principalemente doces, parece que há um alívio temporário, mas entro no ciclo vicioso mencionado.

Estou tentando controlar a situação sem recorrer a comida, procuro sentar, respirar, pensar no que está me afligindo, o que posso fazer para tentar minimizar a situação...antes eu só conseguia fazer isso depois da comilança. Eis um progresso,rs.


Deixo aqui meu carrinho e satisfação por ter a sua companhia nesse processo!

Abraços!

Kat disse...

Mya vim aqui novamente pedir que me mande seu endereço no meu e-mail para eu te enviar a sombra. catalinbikini@yahoo.com.br
catalinabikini@gmail.com

Viajarei na segunda-feira. Se até sábado de manhã não tiver recebido a resposta só poderei postar depois do ano-novo.

Um abraço

Erica disse...

Olá Mya parabéns pelos 1,100kg eliminados você merece :)!
Hoje eu posso dizer que quando estou anciosa eu acabo indo pra academia e vou puxar ferro mesmo,rsrrsrs, mas um tempo atrás eu puxava o garfo rsrsrs, depois que começamos a fazer R.A. acabamos realmente aprendendo muitas coisas :D!
Falta poquinho mesmo, mas ai vai dando um comichão de querer acabar logo, porém tem que ser certinho senão a gente perde saúde né :), devagar e sempre!

Bjs tenha uma ótima sexta light!