sexta-feira, 4 de março de 2011

Desafio Anual + Colesterol

 Pra quem está participando do Desafio Anual 2011(clique no nome do desafio pra visualizar), o pensamento e a tarefa do mês (respectivamente) são:


Então é isso meninas, vamos nos cuidar! 
Valeu Gi, pelas dicas de cuidados e reflexões em prol de um ano de 2011 mais saudável!

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Etive fazendo alguns exames periódicos, e entre e eles estavam o temido 'colesterol'...
Depois que recebi o exame e ouvi do médico a interpretação do mesmo, fiquei um tanto preocupada com o tal do colesterol...Visto que o 'colesterol ruim' estava alto, e o 'colesterol bom' estava baixo...Vc's sabiam que existem dois tipos de colesterol? Existe o Colesterol LDL (que é o ruim) e o Colesterol HDL (que é o bom).
Fiz uma pesquisa sobre como aumentar os níveis do colesterol bom, para poder melhorar a minha saúde.

Acho que vc's vão gostar e vão se surpreender com o que vão ler abaixo. Segue a matéria:


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O que fazer para aumentar os níveis do HDL, conhecido como “colesterol bom”?

O que é HDL1?

O HDL colesterol, conhecido como “colesterol bom” ou lipoproteína de alta densidade, é um tipo de colesterol que ajuda a limpar o excesso de colesterol da parede das vasos sanguíneos. Ele leva esta gordura que está sobrando  – a qual pode ser usada para formar as placas de gordura que causam doenças coronarianas – de volta ao fígado para ser processada.

Quando os níveis de HDL de uma pessoa são medidos, está sendo verificado como estão seus vasos sanguíneos e o quanto eles estão livres de colesterol.

Quais são as dosagens ideais de HDL no sangue?

Níveis de HDL abaixo de 40 mg/dL resultam em aumento do risco para doenças coronarianas, mesmo naquelas pessoas com níveis normais de colesterol total e de LDL colesterol (“colesterol ruim”). Dosagens entre 40 e 60 mg/dL são consideradas “normais”. Entretanto, níveis de HDL acima de 60 mg/dL podem proteger contra doenças do coração.

Sabe-se, há vários anos, que quanto maiores os níveis de HDL colesterol, melhor a proteção cardíaca.

Como podemos aumentar nossos níveis de HDL?
  • Exercícios aeróbicos. As atividades físicas aeróbicas regulares (como caminhadas, corrida, ciclismo) que aumentam o ritmo cardíaco, realizadas por 20 a 30 minutos por vez, podem ser o caminho mais efetivo para aumentar os níveis de HDL colesterol. Evidências recentes sugerem que a duração dos exercícios, mais do que sua intensidade, é o fator mais importante para aumentar os níveis de HDL. Mas qualquer exercício aeróbico já ajuda.
  • Perda de peso corporal. A obesidade resulta não apenas em aumento dos níveis de LDL colesterol, mas também na redução do HDL. Se você está acima do peso ideal, perder peso pode resultar em aumento dos níveis de HDL colesterol.  Isto é especialmente importante para aquelas pessoas que têm acúmulo de gordura na região abdominal. A medida da relação cintura-quadril é muito importante para dizer em que lugar você deve concentrar a sua perda de peso.
  • Parar de fumar. Se você fuma, abandonar este vício pode resultar no aumento dos níveis de HDL.
  • Reduzir as gorduras trans da dieta. A gordura trans está presente em muitos alimentos industrializados. A recomendação é evitar ou mesmo eliminar este tipo de gordura da dieta. Estas gorduras aumentam o colesterol ruim e reduzem o colesterol bom. Retirá-las dos alimentos que você ingere certamente vai elevar seus níveis de HDL.
  • Álcool. A American Heart Association não encoraja os médicos a falarem para os seus pacientes sobre as vantagens do álcool para o organismo, pois os benefícios não são tão grandes o suficiente para que seu uso seja recomendado. Mas sabe-se que um ou dois drinks ao dia pode aumentar os níveis de HDL. Quantidades maiores do que estas podem elevar substancialmente o risco de vários problemas de saúde, incluindo a insuficiência cardíaca. Existem pessoas que desenvolverão estes problemas mesmo limitando o consumo de álcool a um ou dois drinks ao dia. Converse com o seu médico sobre o assunto.
  • Aumentar a ingestão de gorduras monoinsaturadas na dieta. Gorduras monoinsaturadas como óleo de canola, abacate, azeite de oliva extra-virgem e gorduras encontradas em nozes e creme de amendoim podem aumentar o colesterol HDL, sem aumentar o colesterol total.
  • Aumentar a ingestão de fibras. Fibras solúveis encontradas em aveia, frutas, vegetais e legumes reduzem o LDL e aumentam o HDL. Para melhores resultados recomenda-se ingerir pelo menos duas porções ao dia destes alimentos ricos em fibras.

Outros alimentos que podem ajudar a aumentar os níveis de HDL são:
  • Suco de amora
  • Peixes ricos em ômega-3
  • Cálcio. Aparentemente a suplementação de cálcio pode aumentar os níveis de HDL (isso foi observado em mulheres na pós-menopausa, mas não em homens ou mulheres na pré-menopausa).

E que tal uma dieta pobre em gorduras?

Limitar a ingestão total de gorduras pode reduzir o colesterol total e ajudar na redução do peso corporal, mas algumas evidências sugerem que uma dieta muito pobre em gorduras pode ser perigosa para o organismo, levando à deficiência de ácidos graxos essenciais para o organismo. Estes ácidos graxos essenciais não são produzidos pelo organismo. Eles precisam ser ingeridos.

A melhor recomendação é:

  • Reduzir a ingestão de gorduras a 30-35% do total de calorias ingeridas na dieta – mas não menos do que 25% do total de calorias.
  • Tentar eliminar as gorduras saturadas e gorduras trans da dieta substituindo-as por gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas. Isso significa eliminar a gordura da carne vermelha e do leite e substituir por gorduras vegetais não processadas. Este tipo de dieta vai evitar os problemas de uma alimentação muito pobre em gorduras e ajudar a aumentar os níveis de HDL.

E o uso de medicamentos para aumentar o HDL? Vale a pena?

O tratamento para aumentar o HDL com o uso de medicamentos não é tão efetivo quando comparado ao uso de drogas para reduzir o LDL colesterol. As estatinas, em particular, não são muito efetivas em aumentar os níveis de HDL.

Das medicações usadas para tratar o colesterol, a niacina parece ser a mais efetiva para elevar os níveis de HDL. A niacina é um tipo de vitamina B, mas a quantidade necessária para aumentar o HDL é muito grande. Somente um médico pode orientar o seu uso para este fim.




Fonte:http://www.abc.med.br/p/colesterol/57120/o+que+fazer+para+aumentar+os+niveis.htm

15 comentários:

Dida - Futura Ex-Gordinha disse...

Amiga!
Adorei saber de tudo isso!
Bom carnaval para você
Beijos

Anabela disse...

Meu anjo,
Se existe alguém pela blogosfera que eu sei que é especial , uma delas és tu.
Serás sempre pra mim alguém que vive no lado bom da minha memória.
A tua carta chegou num momento, em que me aconchegou bastante. A semana tinha sido dificil, caí na parte negra da bip, mas a tua carta foi o meu medicamento!
Mil bjs no coração.
ADT mtttttttttttttttttttttttt
Abraço de ursa

Silvia Nunes disse...

Que blog maravilhos.. qtas informações .. amei.. já estou seguindo... fciarei feliz em recebe la no meu blog..
bjus

Geórgea disse...

Eita, Mya tb tô com uma bateria de exame por fazer... Mas acho que amanhã, pleno sábado de carnaval não vão abrir laboratorio... preciso saber como ando aqui por dentro tb...
O negócio é a gente se cuidar!!
Beijocas
P.S.: Ótimo carná pra vc!!

Gi. disse...

Então vamos reverter isso...
Coma aquilo que vc já leu que diminui o LDL ruim e assim o peso na consciência passa, pelo menos vc ta fazendo o certo e não comendo aquilo que só irá piorar a sua saúde. e é só fazer uma caminhadinha devagar e diminuir fritura e aos poucos vc vai se adaptando.
Torço por vc Flor. Não fique preocupada por conta disto.
Otimo FDS

Bjoooooooooo :)

Marcela disse...

Que bom se cuidar e fazer exames pra ver se tudo ta certinho com a gente ne. Bom descanso pra vc no carnaval. bjos

Zizi disse...

Olá amiga Mya!

Querida sua postagem valeu muito pra mim!

Me encorajou a colocar meus exames em dia para saber minhas taxinhas!

TE desejo um excelente sábado!

bjoquinhas da Zizi!

Roberta Fischer disse...

Mya... o colesterol realmente é o "monstro" dos exames de sangue, né? mas vc vai ver que no próximo exame seu resultado vai ser totalmente diferente, só seguindo o plano alimentar da aleda vai mudar muuuuuuuito. Meu exame do final de 2010 foi totalmente diferente do exame do início de 2010, melhorei pacas e olha que eu nem tinha emagrecido tanto assim.

Beijos e ótimo finds feriado.

Gisele Rosa disse...

OI MYA,BOA TARDE!!
MINHA QUERIDA TAMBÉM ESTOU NA CORRERIA DE FAZER EXAMES..MAS TUDO PARA O NOSSO BEM ESTAR E DA NOSSA FAMILIA.VALEU PELAS DICAS,JUNTAS VENCEREMOS!!
UM ÓTIMO FERIADO PRA VOCÊ,BEIJOSS...

Zizi disse...

Olá amiga lindaaa!

Como está a ra nestes dias de feriado?

Vixe, é mais sofrido ficar sem devorar os alimentos ricos em calorias nestes períodos né?

Mas até o fim do ano estaremos magras, já pensou?

Bjocas!

Cacau disse...

Adorei as dicas!
Tb quero te chamar para participar do desafio que tá rolando em http://blogdacacausp.blogspot.com/2011/03/desafio-1-de-abril.html

bjsss

CAROL disse...

Ola
realmente o colesterol é algo preocupante o meu bom sempre ta bom e o ruim ja esteve bem alto ja consegui abaixar mas faz tempo que não faço exame para averiguar
bjão linda ótima semana.

Roberta Fischer disse...

Oi Mya...
amiga, passando para agradecer a super força que vc me deu. Vc tem toda razão, as vezes qdo estamos para baixo temos que ouvir certas coisas que parecem chatas mas que são totalmente verdadeiras, só depende de nós mesmas.
Vou tentar seguir o plano da Aleda "ao pé da letra" durante 10 dias pelo menos e os resultados aí vão aparecer e daí começo a me animar novamente.


Podemos marcar alguma coisa neste feriado sim. Eduarda tbem só volta para o jardim na quinta. Podemos marcar ou no shopping ou então podemos levar a Duda e o Enzo no Kangoos (sabe onde é?) que eles podem brincar que se acabam e nós teremos sossego para conversar hehehe.
No kangoos a entrada deles é 12 reais e brincam o tempo que quiser e nós tomamos uma água ou refri diet hehehe.Que tal amanhã? (terça).

Beijos

Andrea Aoki disse...

Oi Mya, q bacana q gostou do post, eu sempre quis saber os horários certinhos das refeições e achei bem bacana rsrs!

Hmmm tb preciso ver esses exames, até por causa dos remédios q tomo! Bem lembrado!

Se cuida =)

Bjussss

Rosângela Massoterapeuta disse...

Oie querida
Ótimas informaçoes ;)
Beijossssssss